Rafael Cheniaux, Advogado Estagiário na CCSM, publicou a sua primeira monografia sobre O Crime Contra a Humanidade de Perseguição. Aporias e Contrastes, Coimbra: Gestlegal, 2024.
A monografia (correspondente, salvo pequenas modificações, à dissertação de Mestrado em Direito do autor) propõe-se à análise da perseguição enquanto crime contra a humanidade.
Com efeito, o desígnio por detrás deste estudo foi a demonstração das suas principais aporias e a apresentação das suas diferenças em face dos demais crimes internacionais proprio sensu. O texto não descurou da jurisprudência mais recente do Tribunal Penal Internacional e das principais correntes doutrinárias a respeito da matéria.
Formula-se, ao final da obra, uma definição própria para o crime de perseguição contra grupos ou coletividades, sustentada, todavia, no texto e no télos do Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional.
Rafael Cheniaux, Advogado Estagiário.
* A presente comunicação tem efeito meramente informativo, não constituindo o seu conteúdo uma solução para resolução de situações concretas, nem o devido aconselhamento jurídico. O leitor deve procurar aconselhamento jurídico adequado para cada caso concreto. Não é permitida a cópia, reprodução, divulgação e/ou distribuição, em partes ou na integra, desta comunicação sem consentimento prévio.